18 de junho de 2008

O último momento nos claustros do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

“Um último olhar para Jesus Cristo” Como é bela a comunhão dos Santos! Como é transcendente caminhar na terra dos vivos, sentindo a presença amiga de quantos nos deixaram o rasto da História... o rasto da Fé, assumida... o rasto do Amor, vivido e testemunhado... Viemos hoje ao que resta do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra!... Já não encontramos os membros da Comunidade Claustral como aqueles que outrora, faziam o caminho daqui até Quiaios ou até aos Redondos, sobranceiro a Buarcos... Já não encontramos as celas onde a Comunidade dormia... a sala onde todos comiam... a cozinha onde eram preparadas as refeições ou até mesmo o celeiro, onde se guardavam os proventos da Ordem... mas encontramos ainda os Altares onde os membros desta Comunidade celebravam a Fé... a sala Capitular onde se tomavam as decisões da Comunidade e se discutia a vida do Mosteiro... encontramos, ainda hoje, os Claustros por onde todos passavam no desempenho das mais diversas tarefas Comunitárias... e encontramos também os túmulos e sepulturas da família Conventual, como interpelação de uma memória viva onde, muito para além da saudade, se percebe o grito e o testemunho de uma vida tocada pelo silêncio, na paixão pela Oração, pelo estudo e pelo amor ao trabalho! É tudo isto que ainda hoje nos fala e nos toca e por isso viemos aqui, à Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, reabrir páginas de ouro com sabor a Fé e a Entrega, no percurso dos diversos tempos da História. Tal como esta Comunidade nos ensinou, queremos nós também abrir o livro da nossa vida, mas aos pés da Cruz do Senhor Jesus. É diferente abrir a vida aos pés da Cruz de Cristo, do que abri-la no santuário dos nossos medos, das nossas defesas e seguranças, e até da nossa vergonha perante os outros!...
Não sei se todos vemos (lá por Quiaios) na maravilhosa expressão da Imagem de S. Mamede, aquele peregrino da vida que caminha com o seu barrete e cajado de pastor... botas de peregrino, mas como quem pára, para olhar serenamente a realidade do chão que pisa!... Conjugando a Imagem de S. Mamede com o Sacrário antigo que os Cruzios nos deixaram, percebemos então que os dois Anjos que guardam a porta do Tabernáculo Sagrado, parecem continuar a dizer-nos: - Sim, somos nós!... Os mesmos de há 2000 anos atrás! - Queremos anunciar-te, a Ti,mais uma vez e sempre, que aqui, a morte foi vencida!... Nada dela aqui ficou! - O túmulo vazio, transformou-se no Santuário da Eucaristia que é essa Acção de Graças permanente que continua a alimentar-te no Pão abençoado e repartido, Verdadeiro Corpo de Jesus Cristo! É Ele, Jesus, que assume a tua vida como ela é, e ta devolve como tu gostarias que ela fosse, à Luz da Fé, dando-te coragem, ânimo e Luz para viveres... Afinal, é o próprio Senhor Jesus quem o recorda e o diz: -“ Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu”! - “Quem come deste Pão viverá eternamente”! Prepara-te, senta-te à mesa e come! Te garanto que viverás! Obrigado oh Cruzios de Coimbra por terdes deixado em Quiaios, sinais tão preciosos, com uma catequese permanente tão importante para quem continua a querer abrir corajosamente o livro da sua vida, mas... aos pés da Cruz e à porta do Sacrário!
No entanto, se por Quiaios assim ficou, também nos Redondos (agora em Buarcos) os Cruzios nos deixaram catequese semelhante, com expressão de rara beleza e de arte! No imponente e belissímo altar –mor dos Redondos, é a Virgem Maria que em lugar central, abre a página mais dramática da sua vida, aos pés dessa Cruz onde cruxificaram e mataram o seu próprio Filho. As lágrimas expostas daquela mãe, derramadas sobre o corpo morto do seu Filho a quem ela acolhe e simultaneamente apresenta, dão-nos duas mensagens fundamentais: - A Cruz torna-se gloriosa e sobe ao Céu, para se enquadrar no coração e no olhar sempre amigos de Deus que é Pai; - A Vida e a História... essas entram no túmulo novo, o Sacrário do Altar, onde de novo os Anjos anunciam: - Olha! Se aqui parares e contemplares, não verás mais a morte mas sim a Vida! E não esqueças nunca que a tua vida é Cristo! Cristo crucificado! Cristo morto! Cristo Ressuscitado! Cristo vivo! Cristo Eucaristia! Cristo em ti! Cristo, Rei do Amor quer reinar em ti... e quer que n´Ele tu reines! Mas, não te esqueças que para reinares em Cristo e com Cristo, tens de servir e acolher sempre o teu Irmão! É esta a lição que nos dá a Santa Cruz!
Pde Carlos Lopes

Sem comentários: