Admonição da Eucaristia na Basílica da Estrela
7 de Fevereiro de 2009
"Não queremos terminar este dia sem antes darmos graças a Deus. E não podíamos ter escolhido melhor Igreja que a Basílica da Estrela, ela própria mandada construir pela Rainha D. Maria I em acção de graças pelo nascimento de um filho varão.
D. Maria repetira um voto de seu avô, o Rei D. João V, que também ele mandara construir o Mosteiro de Mafra, para agradecer a Deus o nascimento do Príncipe D. José, herdeiro do trono.
D. João V e D. Maria I compreenderam que naquele momento de alegria para a Família Real e para Portugal, Deus estivera presente.
Hoje, em que celebramos o Dia da Família em Comunidade, queremos também agradecer todas as horas felizes, que o Senhor nos tem proporcionado em Família.
Mas não queremos esquecer a presença de Deus nas horas difíceis, em que tudo se desmorona. Embora muitas vezes não consigamos sentir a Sua presença, o Senhor não nos abandona. Descobri-Lo é o convite que Santa Teresa de Jesus, fundadora das Carmelitas Descalças, monjas que habitaram no mosteiro contíguo a esta Basílica, nos faz: “Só Deus basta!” Esta exclamação estaria também bem presente no coração de D. Maria I ao dedicar esta Basílica ao Sagrado Coração de Jesus. Não podemos esquecer que anos antes, Lisboa tinha sido assolada por um terramoto devastador.
Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na bonança ou na desgraça, o Senhor está sempre presente na nossa vida. É essa presença que hoje Lhe queremos agradecer. "
Sem comentários:
Enviar um comentário